2025 está promissor para a indústria?
Em 2024 vimos o setor industrial florescer com incentivos aos pequenos e médios empresários. A prova disso é o projeto Brasil Mais Produtivo, sobre o qual eu já publiquei por aqui.
Em 2024 vimos o setor industrial florescer com incentivos aos pequenos e médios empresários. A prova disso é o projeto Brasil Mais Produtivo, sobre o qual eu já publiquei por aqui.
Neste artigo, eu trouxe as principais tendências de 2024 e algumas perspectivas para o ano que vem.
Cenário da siderurgia no terceiro semestre de 2024
A Usiminas registrou um lucro líquido de R$ 185 milhões, no terceiro trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 100 milhões do trimestre anterior, o maior crescimento da produção desde 2021.
Essa é uma reação da empresa ao aumento das importações de aço no Brasil, que cresceram 43% no primeiro semestre, atingindo 2,2 milhões de toneladas.
Apesar disso, a Usiminas prevê uma melhora no mercado assim que houver uma estabilização na flutuação cambial. Isso, graças ao aumento da demanda interna e externa pelo aço.
Preços caindo?
Ou seja, pode ser que a gente veja as mineradoras oferecendo insumos mais baratos no mercado nacional no futuro.
O que é uma grande vantagem para os industriais ganharem competitividade, enxugarem o preço de produção e ainda oferecerem propostas mais apelativas ao mercado.
Fique atento com a concorrência
Mas, antes de comemorar, lembre-se de se preparar para a concorrência. Se o seu grande diferencial competitivo é preço, saiba que seu cliente é fiel à oferta mais atrativa, não ao seu produto.
Afinal, quando o mercado estiver favorável a todos, a concorrência cresce e seu cliente acaba migrando para outras alternativas.
Faça esse estudo de mercado
Por isso, eu costumo sempre frisar a importância de fazer um estudo de mercado. Eu mesmo, costumo usar a técnica do oceano azul com os meus clientes, que consiste em: colocar os principais critérios que os clientes usam para avaliar se vão ou não fazer a compra em uma matriz de valor.
Depois disso, eu faço um benchmarking, ou seja, comparo o negócio do meu cliente com os principais concorrentes e vejo quais argumentos eles estão usando para se diferenciar no mercado.
A partir disso, eu adiciono um novo critério e criamos uma vantagem competitiva para atrair e fidelizar o cliente ao negócio que estou estudando.
Tendências do mercado
Nos últimos anos temos visto o crescimento e a consolidação dos valores de sustentabilidade e ESGs, o que pode ser muito favorável a quem souber se posicionar no mercado a favor dessas políticas.
Um relatório das tendências de 2024 para o mercado de mineração divulgado pela Deloitte, uma empresa global de assessoria e consultoria financeira, apontou para esse investimento em sustentabilidade.

Metais críticos e energia limpa
E quando pensamos em desenvolvimento sustentável, além de fornecer grande disponibilidade e potencial para desenvolvimento de energia limpa, o Brasil tem outra vantagem.
O país é rico em metais críticos para a transição energética, que é uma das grandes tendências globais. Esses materiais são utilizados para a fabricação de ímãs, turbinas eólicas, visores de TVs e celulares, motores de veículos elétricos, painéis solares e baterias.
Saiba se posicionar no mercado
Com o mercado buscando cada vez mais se alinhar com os valores ESG, as empresas buscam por fornecedores com uma cadeia produtiva sustentável.
Nesse sentido, um estudo feito pela Amcham Brasil, a maior entidade multissetorial do país e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos, revelou no Panorama ESG 2024 que 71% das empresas entrevistadas já aderem a práticas sustentáveis.
E talvez, seu negócio já tenha uma produção ecológica, políticas orientadas a um impacto social positivo e gestão humanizada. Mas, o seu cliente sabe disso?
Seja estratégico para comunicar esses valores, para agregar valor ao seu negócio e atrair stakeholders, assim como boa posição no mercado!
Me acompanhe para saber se posicionar
Quer saber como fazer um benchmarking eficiente e desenvolver estratégias para ultrapassar a concorrência? Acompanhe minhas redes sociais!
Além de artigos como esse que você encontra aqui no site, eu também estou no Instagram e no Linkedin.