5 obras cinematográficas para entender o universo do marketing
Quer entender o universo do marketing de forma divertida? Separei cinco filmes e séries que exploram publicidade, negócios e estratégias de mercado. De Mad Men a Fome de Poder, essas produções mostram os bastidores da propaganda e do empreendedorismo. Pegue a pipoca e venha conferir minhas indicações!
Hoje eu decidi mudar um pouquinho o conteúdo dos artigos que você encontra por aqui e vim compartilhar alguns filmes e séries que eu gosto muito.
Mas é claro que não poderia faltar uma pitada de marketing no meu site, ou meu nome não é Adriano Klumpp, né?
Por isso, se você quer conhecer mais sobre como funciona os bastidores da produção de propagandas e negócios, este artigo foi feito para você!
Então, já pode pegar a pipoca para acompanhar estas produções que são verdadeiras aulas de marketing, empreendedorismo e negócios.
1. Mad Men: Inventando Verdades
A série é estrelada por Jon Hamm, ator consolidado pelas suas participações célebres como em Baby Drive, Black Mirror, Te Peguei e muitas outras produções de sucesso. Aliás, a sua atuação no seriado rendeu o Emmy de melhor ator de drama em 2015.
Nessa obra, Jon representa Don Draper, um publicitário de sucesso com sérios problemas familiares e que trabalha em uma agência extremamente badalada de Nova York, a Sterling Cooper.
Assim, Mad Men é ambientada nos anos 60 em uma empresa onde um clima extremamente competitivo entre os colegas de profissão é a norma. E de certo modo é o que constrói o imaginário do glamour ao redor da profissão de publicitário.
Além de mostrar as dinâmicas corporativas da década, a série revela os desdobramentos políticos e a realidade embebida em preconceitos enfrentada pela sociedade no período.
2. Obrigado por fumar
Obrigado por fumar ou “Thank You For Smoking” é um filme bem-humorado que usa e abusa da ironia para contar a história do lobista Nick Naylor, interpretado por Aaron Eckhar.
Nesse cenário, Nick é representante da indústria tabagista e seu trabalho gira em torno de pressionar figuras de relevância tanto políticas quanto midiáticas a favor do cigarro.
Assim, o protagonista passa por cima de qualquer dilema ético para melhorar a imagem do produto e do tabagismo. Para isso, Nick recorre desde manipulação de informações até a contatos em Hollywood para promover a boa imagem do cigarro por meio dos filmes.
Com tamanha repercussão do seu trabalho, o personagem passa a ser alvo de investigações da imprensa e até de seu próprio filho pelo trabalho controverso que exerce.
3. Guerra das colas
Também conhecido como Cola Wars, trata-se de um documentário relativamente recente, gravado pela History Channel e lançado em 2019 nos Estados Unidos.
Assim, o documentário retrata a disputa clássica entre a Coca-Cola e a rival mais nova Pesi-Cola pela maior porção do market share e monopólio dos seus refrigerantes.
Nessa produção, você verá como a disputa entre as fabricantes de bebida atravessa gerações e até mesmo períodos de guerra mundial.
Aliás, o forte trabalho de propaganda é o que ajudou a manter a marca aquecida no mercado mesmo em tempos de crise.
Por isso, se você quer entender como funciona o marketing por trás das jogadas de publicidade para derrubar o concorrente, você precisa assistir esse documentário.
4. Fome de poder
Prepare o estômago para assistir a esse filme e não estou falando por causa dos lanches de dar fome.
Mas sim, pela politicagem e estratégias envolvidas na trama que retrata a jornada responsável por transformar uma lanchonete americana no McDonald’ que conhecemos.
Nessa história, Ray Kroc passa pouco a pouco a tomar posses cada vez maiores sobre a rede de fast-food criada pelos irmãos McDonald’s escalando o negócio em velocidade estrelar.
Por isso, em Fome de Poder, você verá que um negócio milionário vai muito além de um bom produto.
Na verdade, Ray nos mostra a importância da propaganda e de como as estratégias de mercado são importantes para a saúde da emrpesa.
5. Do que as mulheres gostam
Essa comédia romântica dos anos 2000 conta com ninguém mais, ninguém menos do que Mel Gibson estrelando como o protagonista da narativa.
Assim, Gibson faz o papel de Nick Marshall, um publicitário bem-sucedido, mas extremamente machista.
Graças a sua insensibilidade com o universo feminino, Marshall perde uma oportunidade de trabalho durante uma campanha.
Então, em uma reviravolta, o personagem ganha a habilidade de ler os pensamentos das mulheres. Mas se você pensa que o mocinho vai usar as novas habilidades para o bem, está muito enganado.
Na verdade, o publicitário, que assume muito bem o papel de antiherói passa a usar seu dom para se dar bem no trabalho e até na vida pessoal.

Acompanhe mas novidades por aqui
E chegamos ao fim das indicações de hoje, tenho certeza de que elas te darão uma breve visão de como funciona o mundo marketing.
Pois apesar de boa parte dessas obras receberem o tempero da ficção, as semelhanças com a vida corporativa da publicidade são notáveis.
Por isso, não perca a oportunidade de conferir essas produções para entender como funcionam as estratégias que nós usamos no dia a dia da publicidade.
E se que quiser mais dicas sobre marketing e negócios confira meus conteúdos por aqui no site e nas minhas redes sociais. Estou no Instagram, LinkedIn e sou host do Beatz Podcast.