mar-com-ondas-e-simbolo-de-microfone-na-frente

Pesquisa por voz: uma revolução de SEO. 

Entenda como a pesquisa por voz impacta o SEO e descubra estratégias para adaptar seu conteúdo a essa tendência crescente entre todas as gerações.

Quem nunca, quando no carro, cozinhando ou até mesmo na simples correria do dia a dia, utilizou da pesquisa por voz? Seja por meio de IAs de sistemas operacionais – como Alexa, Siri ou o próprio Google –, nós estamos sempre usando a função na busca de praticidade. 

Nesse post, te trago os principais tópicos sobre pesquisa de voz, destacados pelo SEO Journal. 

Quem mais usa pesquisa por voz?  

Convenhamos, falar é muito mais rápido do que escrever. Ainda mais atualmente onde, com a evolução tecnológica, sistemas operacionais agora reconhecem diversos sotaques, e entendem frases mesmo com barulho de fundo. 

Primeiramente, em 2021, a pesquisa feita pelo State of Search Brasil, indicou que 42% dos brasileiros já utilizavam do recurso com certa frequência. Em 2025, a porcentagem aumentou – com a tendência de continuar crescendo.  

Partindo disso, a tecnologia é, normalmente, mais utilizadas por crianças pequenas – que ainda não foram alfabetizadas – e idosos, que demonstram certa dificuldade em digitar e fazer pesquisas do modo tradicional. Apesar disso, a utilização da pesquisa por voz não se resume a somente essas duas gerações: o adulto, em seu dia a dia, também tem utilizado do método para facilitar suas buscas, poupando-lhe tempo.  

Como a pesquisa de voz influencia o SEO? 

Simples: o formato das perguntas tem mudado. Está mais propício o uso de frases de cauda-longa.  

Quando formuladas, as pesquisas de voz tendem a vir acompanhadas de uma pergunta. Por exemplo, “Como faço x coisa?” ou “Quais os melhores restaurantes da cidade y?”. Isso altera, de certa forma, a gama e a forma de ranquear palavras-chave. 

Por isso, é importante que a equipe de anúncio e redação estejam atentos a essas propostas, ainda mais quando o serviço ou conteúdo é mais voltado para uma geração mais velha.  

Em suma, alguma das perguntas citadas pelo SEO Journal são: 

  • Quando 
  • Onde 
  • Como 
  • Qual/Quais 
  • Quem 
  • O que 

Bem como, a ideia é que as postagens sejam reformuladas usando a métrica de uma pesquisa por voz. Em um post anunciando um evento, ao invés de escrever “Evento de marketing no dia XX/XX” é viável que a frase seja adaptada para “Quando é o próximo evento de marketing?”. 

FAQs: uma forma inteligente de integrar a pesquisa de voz.  

Apesar dos exemplos, pode ser complicado intitular a grande maioria dos conteúdos utilizando o formato de perguntas. Em sua matéria, o SEO Journal cita uma ideia fácil e eficiente, de como colocar seu site no ranqueamento de buscas por voz sem perder o sentido. 

Contudo, a é simples: a criação de FAQs (Frequently asked questions, ou, perguntas frequentes). Formule uma gama de perguntas e respostas, que levem o usuário até sua página. 

Por exemplo, se você vende chuveiros, uma ideia básica de pergunta para seu FAQ seria “Como instalar um chuveiro”. Isso atrairia pessoas que buscam pelo que você vende, além de servir de guia para quem já consome seu produto. 

arquitetura-de-fundo-simbolo-de-tradução-na-frente

Falar a língua do cliente: a prioridade de sistemas por voz. 

Temas rebuscados são atrativos para alguns ramos. Mas, quando o assunto é pesquisa por voz, o simples é muito mais funcional. 

Ou seja, a dica dada pelo SEO Journal, e a que especificamente reforço, é a de ler em voz alta o título de postagem ou das perguntas selecionadas pelo FAQ. Se soarem muito robóticas ou formais, então, provavelmente, não serão feitas pelos usuários.  

Dicas extras para otimizar seu site para pesquisas de voz 

Primeiramente, é ter uma página propriamente funcional, e, de preferência, intuitiva. Isso poupará o usuário de precisar ir muito a fundo, o guiando diretamente para a solução de seu problema propriamente dito.  

Outro fato relevante é que as pesquisas por voz levam, muito frequentemente, em conta a localidade. Ou seja, mostram resultados mais próximos do usuário. Foque em reforçar sua localidade e atuação, para que seu serviço seja sugerido primeiro. 

Leia mais sobre marketing e tendências  

Seja muito bem-vindo ao meu blog. Me chamo Adriano, sou CEO e Host do Beatz podcast, e aqui falo um pouco sobre publicidade, marketing e vendas complexas.  

Além disso, você pode me encontrar no LinkedIn e no Instagram.
Te vejo por lá!

Deixe um comentário