O que é ads: o quadrante do marketing digital
Estamos vivendo a era daquilo que Philip Kotler chama de marketing 4.0, ou seja, o famoso marketing digital.
Muita gente já entendeu a importância de investir na presença digital do próprio negócio, mas ainda não sabe como esse processo funciona ou como implementar o marketing digital na sua empresa.
Nesse cenário, a cada dia surgem dezenas de gurus do marketing digital com promessas de crescimento rápido, alto retorno financeiro e baixo esforço.
O que na maioria das vezes acaba levando não especialistas em marketing a caírem em cursos, workshops e aulas rasas e com pouco embasamento.
Por isso, hoje eu decidi explicar sucintamente o quadrante do marketing digital. Assim, você não desperdiça seu tempo ou dinheiro com informações que não vão te trazer o retorno adequado.
As 4 frentes do marketing digital
Para facilitar a forma como você visualiza sua presença digital, dividi o marketing digital em um quadrante com 4 campos.
E para obter sucesso convertendo esse investimento em vendas, você precisa investir com estratégia em cada um desses campos.
Isso porque, a quantidade incalculável de conteúdo disponível na internet obriga os mecanismos de busca e algoritmos de redes sociais a selecionar as informações mais relevantes para exibir ao usuário.
Buscável x Social
E é neste ponto que fazemos a primeira divisão no nosso quadrante. Pense comigo, nós somos impactados por informação na internet de duas formas: pesquisando por ela, ou visualizando-a nos feeds de rede social.
Assim, podemos dividir as formas de conteúdo entre buscável e social, sendo o buscável, aquelas informações que pesquisamos diretamente no Google, YouTube etc.
Tráfego buscável e o Google
O óbvio precisa ser dito: todo mundo usa o Google para fazer pesquisa. E embora existam outros mecanismos de busca, como o Bing e o Yahoo, o Google é quem leva vantagem. A big tech domina 93% de market share no Brasil, ou no bom português, fatia do mercado.
Ou seja, é o navegador favorito de quase toda população. Seu cliente com certeza vai fazer uma busca no Google e essa é sua chance de estar lá.
Orgânico x Pago
Ainda pensando que as plataformas precisam escolher o que é relevante para mostrar ao usuário, existe uma forma de obter vantagem nesses mecanismos.
Para isso, existem duas formas: a primeira é otimizar o conteúdo para que ele obtenha uma boa performance e engajamento de acordo com cada plataforma.
E a segunda, por meio daquilo que no mundo do marketing digital chamamos de tráfego pago. Ou seja, pagamos para que as plataformas entreguem o conteúdo para pessoas com interesses semelhantes.
Assim, quando combinamos essas formas de entrega de informação ao usuário, chegamos aos 4 quadrantes do marketing digital: buscável pago, buscável orgânico, social pago e social orgânico.
O que é ads: buscável pago
Como demonstrei anteriormente, o Google é responsável pela majoritária parte das pesquisas feitas no país. Por isso, é fundamental investir em sua plataforma de anúncios: o Google ADS.
Por meio dessa ferramenta, é possível selecionar quais termos e palavras-chave seus potenciais clientes podem procurar.
Como funciona a cobrança do Google Ads?
Com isso, sempre que alguém fizer uma pesquisa relacionada a sua palavra, seu anúncio aparecerá no topo das páginas do Google.
Para isso, o tráfego pago é cobrado por clique. Assim, você determina um saldo no começo da sua campanha e ele é descontado a cada clique enquanto ela estiver no ar.
Tipos de anúncio
Caso você tenha caído aqui de paraquedas, sou CEO da Beatz e temos um artigo completo lá no site da agência sobre os tipos de anúncio.
Mas, de forma suscinta, existem muitas maneiras de anunciar nos mecanismos de busca:
- Anúncios de pesquisa;
- Displays, que são aquelas propagandas que aparecem na lateral dos sites;
- Vídeo anúncio no YouTube.

O que é ads: buscável orgânico?
Mas também existe uma forma de obter boa performance e ser encontrado pelo público sem pagar por isso: o buscável orgânico.
O Google possui um mecanismo que identifica os conteúdos mais completos, coerentes e confiáveis para sugerir aos usuários. Assim, quanto mais um texto atende a esses requisitos, mais ele sobe no ranking do Google e maiores chances ele tem de aparecer nas primeiras páginas.
Para isso, utilizamos técnicas de SEO, ou Searching Engine Optimization. Ou seja, ao criar páginas para um site, buscamos atender aos requisitos para que o Google entenda que aquele conteúdo é relevante e confiável.
O que é ads: social pago?
Nos quadrantes do social, encontramos aqueles conteúdos do feed das redes sociais. Desse modo, as informações chegam ao usuário sem que ele esteja procurando ativamente pela sua marca ou produto.
O que não significa que ele esteja indisposto a comprar. Por isso, a possibilidade de anunciar nas plataformas digitais é tão vantajosa.
Com pouco investimento, é possível atingir um público segmentado muito pré-disposto a comprar. Isso porque, por meio da coleta de dados de usuário, as plataformas conseguem entregar os anúncios de forma muito mais assertiva a quem pode gostar do seu produto.
Assim, você pode determinar as pessoas que receberão seu anúncio por:
- Raio de distância;
- Idade;
- Sexo;
- Interesses.
O que é ads: social orgânico?
O social orgânico é muito importante para criar conexão e fidelizar os clientes e seguidores que já conhecem a sua marca.
Apesar disso, criou-se um mito de que é preciso viralizar para obter seguidores e lucrar com isso. Mas a verdade é que, quantidade de seguidores não significa vendas.
Ter uma comunicação consistente e relevante cria confiança na sua marca e permite transformar mesmo um número pequeno de seguidores, em compradores.
Não vale investir em um quadrante só
Agora que você já está por dentro de como funciona o marketing de digital, preciso te dar uma notícia: você não pode investir em apenas um quadrante.
Isso porque, cada um deles tem um papel muito importante para cercar seu público. Eu costumo dizer que a jornada de compra passa por 3 etapas: conhecimento, confiança e venda.
Assim, ferramentas como o social pago são excelentes para o público conhecer sua marca, enquanto os conteúdos de social e buscável orgânico são estratégicos para que, quem te conhece confie em você e perceba sua autoridade no mercado. Já os anúncios do buscável pago, servem para fisgar quem já está disposto e querendo comprar o que você tem a oferecer.
Me acompanhe
Por isso, suas estratégias de marketing digital precisam ser completas. E se você ficou curioso, te falei sobre toda a jornada de venda e contei todas as técnicas que meus colaboradores usam na Beatz no meu curso Trust Marketing.
Para estar sempre atualizado por quem sabe fazer marketing na prática, me acompanhe nas redes sociais.