3 aplicativos de inteligência artificial que vão facilitar seu trabalho
A tecnologia chegou para ficar, conheça estes aplicativos de inteligência artificial capazes de otimizar seu trabalho e diminuir o desperdício de tempo com tarefas operacionais.
A tecnologia chegou para ficar, conheça estes aplicativos de inteligência artificial capazes de otimizar seu trabalho e diminuir o desperdício de tempo com tarefas operacionais.
Embora muitos profissionais temam a insurgência da IA, a verdade é que a tecnologia não chegou para eliminar empregos. Na realidade, as plataformas, plugins e aplicativos de inteligência artificial nos servem como ajudantes na eliminação de tarefas operacionais.
Por isso, existe uma máxima curiosa no universo da TI: “Se precisar escolher entre fazer uma tarefa em 1 minuto ou passar 10 horas criando um sistema que faça essa tarefa em 1 segundo, faça o sistema.”
Os aplicativos de inteligência artificial não roubaram, mas criaram empregos
Nesse sentido, cabe aqui uma colocação interessante: longe de substituir profissionais, a tecnologia na verdade criou novas oportunidades no mercado de trabalho.
Nesse cenário, um levantamento feito pelo LinkedIn revelou que 10% das contratações realizadas em 2024 foram de cargos que não existiam até 2000. E a expectativa é que esse número só aumente.
Como os aplicativos de inteligência artificial podem ajudar no seu trabalho
Tempo de trabalho, não necessariamente significa qualidade ou quantidade de entrega. Afinal, é perfeitamente possível passar um dia inteiro apenas realizando tarefas operacionais como abrir e responder e-mails e organizar listas de demandas.
Dessa forma, ter sistemas e plataformas que eliminam essas tarefas desgastantes e demoradas, é mais do que uma mão na roda.
Trata-se de um meio para ter mais tempo livre para desenvolver planejamentos, trabalhos estratégicos e focar no que realmente agrega resultados para a empresa.
Por isso, eu preparei esta lista com 3 sistemas que operam com inteligência artificial e são muito úteis no dia a dia de praticamente qualquer área de atuação.
Sendo especialmente úteis para trabalhos administrativos e que demandam bastante interação com pessoas.
Conheça estes aplicativos de inteligência artificial
Nesta lista, você conhecerá 3 aplicações úteis para agilizar seu trabalho, e entre elas estão listados sistemas para: transcrever, arquivar e criar atas de reunião; transcrição de imagens e otimização de caixa de e-mail.
Confira o que tem de mais atual no mercado de IA para otimizar a sua jornada de trabalho:
Essa ferramenta se trata de um plugin para transcrever reuniões automaticamente.
Fim das atas de reunião manuais
Até pouco tempo atrás, era comum ter um profissional presente nas reuniões para criar uma ata com os principais assuntos abordados.
Com o passar do tempo, muitas empresas e profissionais pararam de adotar essa prática em reuniões do dia a dia.
Isso porque, algumas áreas possuem um grande volume de encontros virtuais, o que torna inviável ter alguém da equipe se dedicando constantemente a fazer anotações da reunião.

Tenha tudo registrado automaticamente
Mas isso não significa que ter um registro formal do que foi tratado deixou de ser algo importante. Afinal, essa é uma forma de evitar ruídos de comunicação e registrar as mudanças e evoluções dos projetos da empresa.
Como o Tactiq funciona
Por isso, o Tactiq é tão vantajoso para desempenhar o trabalho de registo de reuniões. Essa ferramenta pode ser instalada ao Google e usada em várias plataformas de reunião, como o Google Meet, Zoom e o Teams.
Assim, com o Tactiq você tem registrado tudo que foi abordado e ainda pode pedir para que a plataforma resuma os principais pontos abordados.
Além disso, ele possui uma versão gratuita que permite até 10 transcrições mensais e ainda oferece créditos a mais para quem compartilhar o plugin.
- Jpgtotext transcrição do texto da imagem
Já participou de algum evento, palestra ou reunião e gostaria de ter o texto dos slides? Tire uma foto e depois peça para essa inteligência artificial transcrever o texto da imagem.
É extremamente rápido, gratuito e nem precisa de cadastro para que a plataforma identifique o a imagem e crie um texto corrido pronto para copiar e colar.
E para finalizar com chave de ouro, essa inteligência artificial chegou para facilitar muito o trabalho de quem recebe grande volume de e-mails.
Além de contribuir para limpar e te ajudar a se desinscrever de e-mails que não são mais úteis, a SaneBox aprende o seu padrão de uso do e-mail.
Com isso, a inteligência artificial é capaz de categorizar quais e-mails são mais relevantes e que você precisa dar prioridade.
Além disso, é possível programar essa ferramenta para notificar quando um e-mail importante chega a sua caixa de entrada.
Dessa forma, você não precisa perder tempo abrindo e-mail por e-mail para identificar o que é urgente ou não e ainda ganha mais agilidade resolvendo as pendências que realmente importam.
Que sonho ter a caixa de entrada limpinha, né?
Me acompanhe para mais dicas de gestão
Se você gostou deste artigo, não pode perder os outros materiais que eu disparo nas minhas redes sociais e aqui mesmo no site. Eu estou no Instagram, no LinkedIn e também sou host do Beatz Podcast.
Me acompanhe para não perder as atualizações do mundo do marketing, negócios, histórias inspiradoras e dicas de gestão.