O impacto da IA Generativa no Marketing B2B: como grandes empresas estão adotando a tecnologia

Esteja à frente da concorrência no uso de IA Generativa. Revelei neste texto como estas megaempresas estão aderindo à tecnologia. Veja a seguir!

Explore o impacto da IA Generativa na indústria e como grandes empresas estão aproveitando essa tecnologia para transformar suas estratégias, melhorar a personalização e otimizar a criação de conteúdo

O que é IA Generativa?

A Inteligência Artificial Generativa é uma área da inteligência artificial voltada para a criação de novos conteúdos. Isso serve para textos, imagens e vídeos, com base em padrões colhidos a partir de grandes volumes de dados.

Diferentemente das inteligências artificiais tradicionais (que somente analisam e classificam dados e informações), a IA Generativa pode produzir materiais originais e realistas.

O funcionamento das IAs Generativas é baseado, geralmente, em modelos de aprendizado profundos, como as GANs (redes generativas adversariais) e transformadores.

Tais algoritmos aprendem a estrutura dos dados e geram novas amostras que se assemelham às originais, assim como o ChatGPT para gerar textos e o DALL-E para criar imagens.

A IA Generativa pode ser utilizada em diversos setores, como entretenimento, design, marketing e até educação e saúde. Isso permite desde a geração automática de conteúdo até a simulação de cenários. Todavia, a IA Generativa também traz desafios éticos, como a disseminação da desinformação, deepfakes e questões de direitos autorais. Portanto, exige regulamentações e diretrizes que garantam o uso responsável e alinhado aos interesses da sociedade.

Grandes empresas que estão utilizando a IA Generativa

Já sabemos que a Inteligência Artificial revoluciona cenários de indústrias dos mais diversos setores. Mas, quais empresas já estão de fato aproveitando essa inovação para transformar seus negócios? Confira algumas das principais usuárias da IA Generativa e os impactos dessa tecnologia nos mercados.

Google:

Faz uso da IA Generativa através do Google Search, melhorando os resultados de busca, oferecendo respostas detalhadas e resumos automáticos. Também pelo Gemini (antigo Bard), assistente que responde perguntas complexas e gera conteúdos em tempo real.

Outro uso, é o Google Assistant, que utiliza a IA para interações personalizadas.

Nesse cenário, o Google também usa a IA Generativa para criação de conteúdo e para produtividade. Isso é feito através da geração de textos, sugestões de escrita e resumos automáticos, como podemos encontrar em ferramentas da big tech, como Google Docs, Gmail e Planilhas.

A tecnologia também é usada no YouTube, onde a IA auxilia na criação de legendas automáticas e transcrições, além da recomendação personalizada de vídeos.

Outra usabilidade da IA Generativa pelo Google é por meio do Google Slides e do Google Meet. Neles, a tecnologia cria apresentações automáticas e otimizam reuniões com resumos em tempo real.

Netflix:

Utiliza a IA Generativa para aprimorar a experiência do usuário (Customer Experience), personalizar conteúdos e otimizar a produção audiovisual. Uma das principais utilizações dessa tecnologia está no sistema de recomendação, que analisa o comportamento dos assinantes e sugere filmes e séries de maneira mais certeira.

Além disso, a IA Generativa é usada para criação automática de legendas e dublagens e na edição e adaptação de trailers.

Assim, na produção de conteúdo, explora a IA Generativa para roteirização experimental e simulação de cenários, otimizando custos e acelerando o desenvolvimento de suas obras.

ia-netflix

Tesla:

A Tesla usa a IA Generativa no aprimoramento da tecnologia de direção autônoma, na otimização do design e para melhorias na experiência do usuário.

No desenvolvimento do Autopilot (piloto automático) e de outros recursos de assistência, a IA Generativa analisa bilhões de quilômetros percorridos por veículos. Ou seja, a Tesla usa a tecnologia para simular complexos cenários e treinar algoritmos de navegação. Isso permite que os veículos aprendam a tomar decisões mais seguras e acertadas no trânsito.

Além disso, a Tesla utiliza a tecnologia na simulação de testes de colisão e no design aerodinâmico, criando protótipos mais eficientes sem a necessidade de testes físicos. Outro uso desse tipo de tecnologia pela empresa, se dá na produção automatizada em fábricas, otimizando a montagem de veículos.

Um uso de destaque da IA pela Tesla, está no desenvolvimento de assistentes de voz e interfaces inteligentes, fazendo com que a interação com os carros seja mais intuitiva.

Com essas inovações, a Tesla se mantém à frente na indústria automotiva, impulsionando o futuro da mobilidade elétrica e autônoma.

Como você pode usar a IA Generativa a favor do seu negócio

A IA Generativa está transformando o setor B2B, oferecendo novas maneiras de otimizar processos e melhorar a eficiência nas estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Uma das principais utilizações está na personalização de conteúdos. Afinal, a IA pode criar e personalizar e-mails, landing pages e materiais de marketing automaticamente, ajustando a mensagem conforme o perfil de cada cliente, o que aumenta a relevância e a taxa de conversão.

Assim, uma das principais utilizações da IA Generativa na indústria é a otimização do design de produtos, uma vez que empresas usam algoritmos avançados para criar e testar, de forma digital, materiais e estruturas antes da fabricação, diminuindo desperdícios e acelerando o desenvolvimento.

Outro uso dessa IA é na manutenção preditiva, para analisar informações de sensores para prever falhas em equipamentos, evitando que a produção pare inesperadamente devido a algum defeito, uma vez que isso melhora a eficiência e reduz custos de manutenção.

Mais um grande benefício do uso de tal tecnologia na indústria está na automação da cadeia de suprimentos, onde a tecnologia analisa variáveis como demanda, disponibilidade de materiais e condições logísticas para otimizar estoques e reduzir desperdícios.

A tecnologia de IA Generativa é, também, utilizada na simulação de processos produtivos, permitindo que as fábricas testem melhorias sem interromper a produção, ou seja, a IA Generativa vem tornando a indústria mais rápida, sustentável e inovadora, impulsionando a transformação digital no setor.

Saiba mais sobre as novidades da indústria em minhas redes sociais. Estou no Instagram, LinkedIn e sou host do Beatz Podcast.

Além disso, você encontra outros artigos úteis sobre marketing, vendas e criatividade aqui no meu blog.

Deixe um comentário