Marketing digital no YouTube: uma estratégia a ser pensada.
Descubra como aplicar estratégias de marketing digital no YouTube e alcançar o público certo com SEO, vídeos curtos e produção de qualidade.
Afinal, é possível aplicar estratégias de marketing digital no YouTube?
Não é novidade para ninguém que, principalmente entre as gerações mais novas, a rede de vídeos vem sido uma das principais fontes de comunicação e pesquisa. Isso porque, atualmente, análises indicam que YouTube é o segundo site mais acessado no mundo inteiro.
Nesse post, irei te ensinar a utilizar e anunciar de forma mais eficaz, para que seus vídeos sejam vistos e consumidos por quem realmente lhe interessa. Confere aí.
Por que o YouTube é essencial no Marketing Digital?
Mesmo com o advento de outros aplicativos com funções parecidas – como o TikTok, que promove vídeos curtos, e o Instagram, com o sistema de Reels – o YouTube segue na liderança. Isso porque, além da trajetória longa de história, a rede tornou-se acessível e de conhecimento geral – entre todas as gerações.
Análises indicam que, diariamente, ao redor do mundo inteiro, cerca de 1 bilhão de horas em vídeos são assistidas. Além disso, 90% dos consumidores de marcas e produtos gerais afirmam terem sido convencidos e conscientizados sobre o que consomem por vídeos ou anúncios no YouTube.
O YouTube em números:
- 1 bilhão de horas assistidas diariamente
- Mais de dois bilhões de usuários mensais
- O segundo site mais acessado no mundo
SEO para YouTube: como aparecer nas buscas?
Não investir na plataforma é deixar escapar uma das maiores oportunidades oferecidas pela tecnologia atualmente. Mas como é possível fazer o marketing digital no YouTube render o suficiente para ser considerado eficiente?
Na verdade, o sistema de SEO da rede é, no geral, bem simples. Algumas das principais dicas e estratégias para ter seu vídeo melhor ranqueado são:
- O uso de palavras-chave: como em qualquer SEO, o uso de palavras-chave estratégicas ajudam a alavancar seu vídeo a partir do interesse geral de busca. Use a palavra tanto no título quanto na descrição, para que os sites de pesquisa saibam como classificá-lo.
- Produção de qualidade: invista em luz, som e imagem. Isso atrairá mais pessoas para seu vídeo, uma vez que uma boa qualidade passa a ideia de maior confiabilidade.
- Crie Thumbnails: a imagem principal é a primeira coisa que o usuário verá quando entrar no site, ou na hora pesquisar o conteúdo. Ou seja: dê maior atenção para a figura de capa. Frases e cores em destaque ajudam a chamar a atenção para seu vídeo.
YouTube Shorts: como aproveitar o formato curto para o Marketing Digital
Na onda febril de vídeos de rolagem com curta duração, o YouTube não ficou atrás. A criação do ‘YouTube Shorts’, ainda que recente, faz muito sucesso entre a geração alpha e os baby boomers – uma grande variação entre públicos.
Primordialmente, os vídeos devem conter, ao máximo, 60s. Precisam ser diretos e chamativos, que convençam a atenção do usuário logo nos 30 primeiros segundos, para que ele se interesse pelo conteúdo e interaja ao máximo.
A boa notícia é que muitos canais estão crescendo rapidamente com essa estratégia, de forma simples e orgânica. Uma funcional ideia para o formato de Shorts, são os cortes de podcast ou de vídeos mais longos. Isso atrai o usuário a procurar o conteúdo por inteiro, ou por outras partes dele.

YouTube Ads: quais as formas de anunciar?
Além da estratégia principal e orgânica de atrair público com a criação de vídeos para a rede, também há a possibilidade de anúncios, a partir de um sistema de Ads. O YouTube Ads funciona como a grande maioria das plataformas de anúncio, trazendo alguns formatos interessante de propaganda:
- Anúncios In-Stream puláveis: costumam aparecer antes, depois ou no meio de vídeos, e o usuário pode escolher entre pulá-los ou não. Normalmente, são anúncios curtos, que passam a informação principal logo de cara.
- Anúncios In-Stream não puláveis: basicamente o mesmo formato do primeiro, com a diferença de que não é possível pulá-los. Costumam ter até 15 segundos.
- Anúncios de Banner: os mais comuns, aparecem por todo site, e servem, normalmente, para fixarem uma ideia já existente de produto.
Há também a possibilidade de incrementar anúncios para o formato de shorts. Para anunciar, basta ter uma conta no Google Ads e escolher qual campanha se adequa melhor a seu negócio.
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