O que está acontecendo com o logotipo das grandes marcas?
O minimalismo está dominando o design, entenda a importância, como os logotipos são construídos e porque as marcas estão aderindo a logos cada vez mais simples.
O minimalismo está dominando o design, entenda a importância, como os logotipos são construídos e porque as marcas estão aderindo a logos cada vez mais simples.
Se você está por dentro do mundo do design, marketing, arte ou dos grandes players do mercado, já deve ter reparado na mudança de logotipo de algumas marcas.
O que vem gerando debates perante os consumidores é a substituição de marcas e logotipos mais elaborados por versões mais simples e minimalistas.
A ideia é trazer modernidade e atualização para as empresas mais tradicionais, mas o que parece ser uma estratégia de marketing, na verdade tem desagradado muitas pessoas.
Entenda neste artigo os fenômenos de mercado que podem estar fazendo com que as marcas simplifiquem cada vez mais as suas comunicações.
O que é logotipo?
Primeiramente, vamos separar esta palavra? Logotipo é composta de logo + tipo. Assim, “logos” é uma palavra que vem do grego e pode ter vários significados, como: pensamento, razão, palavra, fala, conceito, discurso e conhecimento. Enquanto “tipo”, nesse contexto, refere-se à tipografia, ou seja, às palavras e sua grafia.
Dessa forma, um logotipo é a imagem gráfica de uma marca, que serve para carregar seu conjunto de significados. Mais especificamente ao design gráfico das marcas.
Como um logotipo é criado?
Cada designer tem um processo criativo diferente, mas, para que o logotipo transmita com clareza os valores de uma marca, o profissional precisa dominar algumas técnicas.
Pela minha experiência e estudos, o trabalho de desenvolver um logotipo começa muito antes da arte começar a ser projetada.
Estudo da marca
Eu, Adriano, começo o processo de criação e estimulo que meus colaboradores façam o mesmo, estudando a marca.
Faço um estudo do mercado e identifico:
- Os produtos ou serviços do cliente;
- Ticket médio da empresa
- Os diferenciais da marca
- As possibilidades de criar potenciais competitivos
- O posicionamento de marca dos concorrentes
Essas informações podem parecer ter pouca ligação com a construção artística de uma marca, mas eu te provo que tem tudo a ver.
Isso porque, ao identificar as fortalezas, ameaças e potenciais de uma empresa, podemos construir uma identidade estratégica para a empresa.
Exemplo de como os logotipos funcionam de acordo com o nicho
Por exemplo: a Havaianas produz calçados tanto quanto a Loubutin, correto? Mas, concorda que ambas vendem calçados com públicos e objetivos diferentes?
Enquanto a Havaianas busca atender ao público de todas as idades e ambos os sexos, a Loubutin é uma marca de sapatos de alto padrão pensada para o público feminino.
Tendo isso em mente, você pode perceber que a Havaianas possui uma comunicação visual colorida e acolhedora, enquanto a Loubutin transmite luxo, seriedade e distanciamento, que são valores comumente agregados às marcas de luxo.

Por que criar logotipos é um trabalho tão longo?
Primeiramente, você precisa entender que os logotipos são uma arte perene, que precisam representar os valores da empresa e servem para que as pessoas que o vejam identifiquem determinado negócio.
Ou seja, eles precisam captar a essência da empresa e ainda serem capazes de manter seu significado a longo prazo. Afinal, logo não se muda! E eu vou te explicar porque…
Manual de marca: por que manter a constância de logotipos?
Reforçar seu logotipo nas comunicações, significa reforçar sua presença de marca perante os possíveis compradores e stakeholders.
Por essa razão é tão problemático mudar a identidade visual de uma marca ou uma peça com frequência, afinal, nosso objetivo é fazer com que o cliente lembre de nós, correto?
Por isso, o processo de construção de logotipos é tão complexo! Eles precisam traduzir os grandes valores da marca em um texto enxuto e uma boa imagem.
O que é manual de marca?
Para manter a constância no visual, nas agências de marketing usamos aquilo que chamamos de “manual de marca.”
Assim, no momento em que uma marca aprova uma logo criada, os designers criam um documento visual para que toda e qualquer pessoa que use a marca, o faça de maneira correta e não usufrua de direitos indevidos da obra.
Rebranding: quando mudar um logotipo?
Mas, só porque as marcas precisam manter constância na sua imagem visual, não significa que vez ou outra elas não possam mudar sua identidade.
Muito pelo contrário: dar uma repaginada na cara da marca pode ser muito benéfico quando isso acontece acompanhado de um estudo de mercado e é feito com estratégia. Assim, agregar mudanças à identidade visual é comum quando a empresa deseja:
- Se reposicionar no mercado
- Alcançar novos públicos
- Fazer uma ação comemorativa
- Incorporar novos negócios
Por que os logotipos minimalistas são um fenômeno?
Atualmente, grandes marcas de todos os nichos estão aderindo a um visual mais enxuto, com poucas cores, ou até monocromáticos. O que acontece, na verdade é um conjunto de fenômenos do mercado.
Assim, as marcas buscam uma identidade mais contemporânea e generalista, que seja capaz de atender a uma gama de público maior, sem perder a sofisticação.
Ao mesmo tempo, com a velocidade do digital, os prazos tornam-se cada vez mais curtos e as telas tornaram-se um desafio para o design.
Isso porque, os logotipos precisam ser legíveis e fáceis de entender em qualquer dispositivo que o cliente acesse. Dessa forma, menos cores, grafias mais simples e poucos detalhes são mais fáceis de ler e entender em dispositivos menores como dos smartphones.
Saiba mais sobre consistência de marca
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Minha missão é tornar as marcas mais alinhadas com o seu propósito e fazê-las vender mais e com mais qualidade no processo comercial.
Por isso, se você quer estar por dentro do universo de marketing e vendas, me acompanhe aqui e nas minhas redes. Estou no LinkedIn e no Instagram.