fundo-com-linhas-em-velocidade-simbolo-de-lupa-na-frente

Zero Click Search: a evolução no mundo da pesquisa 

Na era da inteligência artificial, até mesmo a forma de pesquisa está se moldando: entenda as dificuldades e os ajustes feitos pelo novo conceito de ‘zero click search’.

Você por acaso já fez uma pergunta simples no Google, que foi respondida rapidamente, sem a necessidade de clique algum? Esse é um novo conceito que vem crescendo com força entre pesquisas: o Zero Click Search. 

Nesse post, te conto tudo sobre, desmistificando qualquer mentira e quebrando a barreira de que o marketing está mais difícil de ser feito. Siga essas dicas, e entenda melhor o funcionamento dessa ferramente, para adaptar seu negócio às novidades do Google. 

Confere aí! 

O que são Zero Click Search?  

Vamos começar pelo básico: o que, realmente, são Zero Click Search? 

Da tradução literal do inglês, ‘pesquisas com zero cliques’ são exatamente o que o nome sugere: uma forma de pesquisa ‘facilitada’, otimizada para o usuário encontrar uma resposta clara e direta, sem precisar se aprofundar muito. E isso vem causado certo pânico entre marketeiros e empresas que investem pesado em SEO e posicionamento no Google – mas a novidade não é tão ruim quanto parece. 

Principais tipos de Zero Click Search 

Primeiramente, é preciso destrinchar esse tipo de pesquisa, e entender as diferentes perguntas e respostas que rodeiam esse conceito. Entre os principais, estão: 

1. Featured Snippets, ou “trechos em destaque” em português, são pequenas caixas que aparecem no topo do Google quando os usuários realizam uma pesquisa. O Google extrai essas respostas diretamente dos sites com melhor ranqueamento.

2. Respostas por IA: quando os usuários realizam uma pesquisa, a IA gera a resposta com base em várias páginas e posts da internet. Normalmente, essas respostas são formadas a partir de sites que o próprio Google considera “relevantes”. Esse é um conceito relativamente novo, lançado em 2024.

3. Knowledge Panels, ou painéis de conhecimento, são aquelas caixinhas que aparecem no lado direito da tela quando os usuários pesquisam sobre alguém famoso ou uma marca importante. Geralmente, essas informações vêm da Wikipedia, tornando a concorrência por esse espaço bastante difícil.

4. Google Maps: por exemplo, em uma pesquisa como ‘lojas de tênis perto de mim’, os comércios mais próximos de acordo com a pergunta serão sugeridos. Uma empresa ou negócio bem localizado aparecerá primeiro – por isso, mantenha essas informações sempre atualizadas. 

5. Pessoas Também Perguntam: você deve ter se deparado com pequenas seções que indicam perguntas parecidas a seu questionamento. Isso são indicações do Google, na tentativa de sanar melhor suas dúvidas. 

Enfim, há diferentes tipos de Zero Click Search, mas esses são os principais – e mais relevantes para seu negócio. Otimize seu site e suas redes de acordo com o que mais se encaixa com sua empresa, ou produto de venda.  

Impactos do Zero Click Search no SEO 

Uma coisa é certa: os impactos na forma de pesquisa e publicação, são claros e inegáveis. Mas não precisam ser esse tal terror que andam pintando por aí. 

A redução de tráfego orgânico a partir do Google é um dos tópicos mais afetados. Para quem quer apenas uma resposta simples, dificilmente fará uma pesquisa ou acessará informações mais profundas.

Além disso, há impactos até mesmo neurais e sociais: a nova geração está se deparando cada vez mais com a facilidade da comunicação, e dificilmente irão ler além do necessário. Isso acabará se tornando algo cultural e, por isso, o marketing e a forma de divulgar pela internet devem procurar estratégias para se adequar  

fundo-com-linhas-em-velocidade-simbolo-de-estrategia-na-frente

Estratégias para se adaptar à nova era 

Antes de tudo, é preciso desmistificar a ideia de que o marketing de tráfego pago está perto de seu fim. Isso é mentira: ainda que a forma de ranqueamento esteja diferente, ainda é importante ter sua página no topo das sugestões do Google. A ideia é adaptar isso – e não focar unicamente nessa ferramenta de pesquisa. 

O principal conselho é não apostar todas as fichas no Google em si. Tente divulgar também em outras alternativas que estão bombando, como aplicativos de vídeos curtos como TikTok e o Reels do Instagram. O próprio YouTube, por si só, tem uma vasta gama de pesquisas. Além de, claro, as próprias redes sociais em si.   

Mas, claro, os sites de pesquisa direta não devem ser ignorados. Muito pelo contrário, existem formas de se encaixar melhor em meio à essas mudanças, de maneira mais simples do que parece. Aqui vão algumas dicas: 

  • Criar trechos em destaque, claro e relevantes o bastante para responder perguntas em um único parágrafo ou frases. 
  • Palavras chaves. Ainda que repetitivo em todos os posts sobre SEO, isso é algo que não muda. Ajudam à destacar seu site nas pesquisas.  
  • Priorize perguntas como ‘o que é’, ‘como’ e ‘onde’ – da forma como são pesquisadas no próprio Google, sacou? 
  • Crie conteúdo que gere credibilidade, com diversas fontes confiáveis e respostas bem estruturadas. 

Curtiu o conteúdo? Quer otimizar seu SEO? 

E aí jovem, beleza? Sou Adriano Klumpp, e nesse blog falo constantemente sobre conteúdos como esse – aqui, eu te ajudo a melhorar suas estratégias de marketing. Me segue no Instagram e no LinkedIn para mais! Ah, e também sou host do Beatz Podcast.  

Deixe um comentário