Como usar a Inteligência Artificial a favor do seu marketing em 2025 

A Inteligência Artificial não é uma tendência passageira, ela chegou para revolucionar o mercado e já está na pista das grandes vozes do marketing mundial. Saiba como usá-la!

O Serviceplan Group é classificado como uma das top 3 agências criativas da Alemanha por todos os rankings mais relevantes do país. 

Junto à University of St. Gallen, a agência conduziu o CMO Barômeter, um estudo anual feito com os profissionais de marketing das principais empresas da região de Belux e mais 7 países. 

Essa pesquisa relevou que 48% dos executivos consideram a Inteligência Artificial o principal tópico a se levar em consideração em 2025. 

Assim, para se ter uma ideia, os demais tópicos considerados importantes por essas lideranças sequer chegam perto da estatística alcançada pela IA. 

Nesse cenário, em segundo lugar, apenas 10% dos profissionais consideraram a construção de marca o aspecto mais relevante a considerar em 2025. 

Por isso, eu preparei este artigo pensando em como usar a Inteligência Artificial a favor do seu time de vendas, para que assim, nossos negócios sejam capazes de estar à frente das principais tendências globais no universo do marketing. 

Aplicabilidade de Inteligência Artificial nos negócios 

Vale lembrar que a Inteligência Artificial atualmente pode ser aplicada nos mais variados segmentos de mercado. Mas, como minha expertise é em marketing e vendas, neste artigo vou te mostrar como usar esse artifício tecnológico a favor do seu time comercial. 

De acordo com o levantamento do CMO Barômeter, o tema-chave de 2025 em termos de Inteligência Artificial é utilizar essa tecnologia para criar ultrapersonalização em massa. 

Mas o que seria essa ultrapersonalização em massa? 

Existe um conjunto de técnicas chamado marketing direto, que em suma, são uma forma de atingir um público ultrasegmentado.  

Para facilitar, pense nos atendentes de telemarketing, que são o maior exemplo de marketing direto. Esses profissionais possuem uma abordagem que exemplifica muito bem como funciona a personalização que estamos buscando. 

Assim, quando você atende o telefone, esses caras já sabem seu nome, seus dados, quais planos ou produtos você possui e oferecem algo que tem tudo a ver com o seu perfil. 

Ou seja, os operadores de telemarketing têm um dossiê completo a seu respeito e sabem como abordar e atacar no seu desejo ou necessidade.  

Como fazer a ultrapersonalização em massa? 

É aí que entra a Inteligência Artificial! Para não dizer impossível, seria inviável criar grupos ultrasegmentados manualmente, principalmente quando o assunto são grandes negócios. Assim, a Inteligência Artificial permite: 

  • Identificar padrões na jornada de compra dos clientes; 
  • Criar uma jornada personalizada para cada lead; 
  • Um atendimento rápido, personalizado e responsivo para o seu negócio. 

Deixe as abordagens generalistas para trás 

Uma abordagem que costumo usar para alguns clientes na Beatz, a agência que sou sócio, é definir mais de um cliente ideal (ICP) e mais de uma persona. 

Assim, se uma empresa oferece um produto que pode interessar a 3 diferentes grupos, podemos, por exemplo, criar 3 personas, mapeando as dores de cada uma e então enviamos comunicações personalizadas para cada grupo. 

Porém, para que sua marca tenha ainda mais chances de fechar negócio, esse processo de personalização não pode acabar no time de marketing. 

Afinal, as plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente já são capazes de identificar oportunidades de venda. E é nesse momento que seu time comercial deve agir, entrando em contato com esses clientes em potencial. 

Use a IA para coleta e interpretação de dados 

Com um grande volume de informações coletadas dos seus leads e o mapeamento de dores dos seus clientes ideais, é hora de estudar como criar ações atrativas para fechar mais negócios. 

A Inteligência Artificial pode identificar padrões de idade, sexo, atividades profissionais e interesses desses leads. Com isso, essa tecnologia é capaz de criar um tom de voz adequado para se comunicar com esses clientes em potencial. 

Assim, a coleta e a interpretação de dados ficam muito mais precisas e numéricas para que o time de marketing possa criar estratégias para converter essas oportunidades em vendas. 

Usando, por exemplo, e-mails diretos e promocionais com itens e informações relevantes ao público altamente segmentado. 

Mas, cuidado no uso da IA… 

Um artigo da Salesforce, líder de mercado mundial em softwares voltados para o atendimento ao cliente, indicou que a Inteligência Artificial precisa soar humana, mas não tanto.  

Isso porque, sua empresa precisa oferecer transparência para o usuário, ou seja, ao usar um chatbot, por exemplo, o cliente deve saber que está conversando com uma IA. 

Dessa forma, você evita que a pessoa se sinta enganada por não estar conversando com um atendimento real e não virtual. Em outros casos, como aponta o artigo da Salesforce, a impessoalidade da IA pode ser até benéfica, como em serviços médicos ou bancários, para os quais o usuário deseja mais sigilo e privacidade. 

Acompanhe mais insights sobre marketing e tecnologia 

Eu estou constantemente atualizando este site e minhas redes sociais com informações preciosas para te ajudar a alavancar suas vendas.  

Afinal, um marketing bem feito depende de muito estudo de mercado, planejamento e estratégia.  

Por isso, já comece a me seguir nas minhas redes. Estou no Instagram e no LinkedIn sempre trazendo novidades do universo do marketing. 

Deixe um comentário