Conceito de Oceano Azul: a inovação que movimenta o mercado
Criada por dois grandes nomes da pesquisa comercial, a estratégia do ‘Oceano Azul’ vem sendo usada criativamente por publicitários e agentes da área de marketing. Em forma de um conceito fácil, te explico do que se trata – com algumas dicas extras.
A estratégia do oceano azul é um dos conceitos mais poderosos no marketing, e eu, assim como muitos outros empreendedores, utilizo essa abordagem. Nesse blog, vou te explicar os seis pilares do oceano azul e como empresas conseguiram se consolidar no mercado por meio da inovação.
No mercado atual, a disputa por espaço pode ser brutal. A competição em nichos saturados faz com que muitos negócios falhem antes de sequer decolar. E foi pensando nisso que os estrategistas W. Chan Kim e Renee Mauborgne criaram o conceito revolucionário do oceano azul.
O que é o Conceito de Oceano Azul?
Mas, afinal, o que é esse “Oceano Azul” e de onde veio essa ideia?
A teoria surgiu em 2004, quando os dois estrategistas criaram a metáfora de que, para crescer de forma consistente no mercado, você precisa parar de tentar superar seus concorrentes.
Pensa na indústria como se ela fosse dividida entre dois oceanos:
- O Oceano Vermelho é onde a maioria das empresas está. É onde os tubarões nadam em águas vermelhas, lutando por cada pedaço de peixe. Aqui, as empresas estão tão focadas em competir, que o mercado acaba saturado, e o espaço é escasso.
- O Oceano Azul é o oposto. São águas claras e tranquilas, com poucos tubarões. O medo do desconhecido impede muitos de nadar por lá, mas para quem se atreve, as oportunidades são imensas.
Em resumo, ao invés de brigar por um pedacinho do mercado saturado, a ideia é inovar e criar algo novo, se distanciando do padrão da indústria. Assim, você conquista um público novo, sedento por novidades.
Da competição à inovação: como nadar no Oceano Azul?
Para te ajudar a sair do Oceano Vermelho e conquistar as águas calmas e prósperas do Oceano Azul, Chan Kim e Renee definiram 6 pilares essenciais. Eles são fundamentais para criar uma estratégia de sucesso e garantir que sua marca seja inovadora e escalável. jamento estratégico, e garantem uma posição de marca inovadora e escalável perante o mercado.

1. Reconstruir barreiras no mercado
O primeiro passo para explorar o Oceano Azul é entender o mercado e as barreiras existentes. O que a sua indústria oferece? Quais são as dores dos consumidores que ainda não foram resolvidas? Identifique essas lacunas e pergunte: “O que falta nesse mercado?”
Por exemplo, antes das lâmpadas, as velas eram o que as pessoas usavam para se iluminar, mas tinham limitações. A lâmpada foi a solução que revolucionou a iluminação e praticamente extinguiu as velas.
2. Concentrar-se no panorama geral
Metas são importantes, mas uma visão ampla vai te dar mais segurança e estabilidade. Entenda seu público não como consumidores, mas como pessoas em busca de uma solução. O que o seu produto oferece além da função básica?
Grandes marcas não vendem apenas produtos, vendem sensações. Por exemplo, marcas de luxo, como Gucci, vendem status. Já marcas de carros como a Polaris vendem conforto e eficiência. Ter essa visão estratégica vai garantir a longevidade do seu negócio.
3. Ir além da demanda existente
Não se concentre apenas nos consumidores já consolidados. Busque aqueles que ainda não compraram, mas que poderiam se beneficiar do seu produto. Ao criar algo novo, você pode atingir pessoas que ainda não sabiam que precisavam daquilo.
Olhe para o público “na periferia” da compra. Não se trata de vender apenas para quem já está pronto para comprar, mas para quem poderia ser atraído por uma proposta nova.
4. Formular a estratégia na sequência adequada
Inovações podem ser caras. Por isso, ao planejar sua entrada no Oceano Azul, balanceie seu preço para cobrir os custos e, ao mesmo tempo, atrair o mercado. A estratégia precisa ser financeiramente viável e competitiva.
5. Superar barreiras internas
Identifique os pontos fracos dentro do seu negócio. O que ele não está fazendo direito? Quais falhas podem comprometer o sucesso da sua ideia? Coloque seu produto à prova e não tenha medo de ouvir as críticas, especialmente de clientes insatisfeitos. É delas que surgem as maiores oportunidades.
6. Incorporar a execução da estratégia
Agora que você tem o planejamento, é hora de agir. Coloque tudo em prática e execute sua estratégia com precisão. O sucesso está nos detalhes da implementação.
O caso mais icônico: o Cirque du Soleil
Um dos maiores exemplos de sucesso do Oceano Azul é, sem dúvida, o Cirque du Soleil. Lá nos anos 80, no Canadá, um grupo de equilibristas teve uma sacada genial: ao invés de competir diretamente com outros circos tradicionais, eles combinaram a magia do circo com a experiência teatral, sem os animais, um elemento polêmico na época.
Com isso, conquistaram não só os amantes do circo, mas também os fãs de teatro e os defensores dos direitos dos animais. O resultado? Hoje, o Cirque du Soleil é o circo mais famoso e rentável do mundo.
Preparado para explorar o Oceano Azul?
Agora que você conhece os pilares dessa poderosa estratégia, o que está esperando para colocar em prática? O Oceano Azul está esperando por você!
Eu sou Adriano Klumpp, e neste blog compartilho dicas sobre marketing, publicidade e empreendedorismo. Você pode me encontrar também no LinkedIn, no Instagram, ou me ouvir entrevistando empresários no Beatz Podcast.
Pronto para transformar a posição de marca da sua empresa e começar a nadar no Oceano Azul? Entre em contato.