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‘Ainda bem que tem!’ – O legado das Lojas CEM 

O legado de Seu Gino, da bicicletaria para todo o Sudeste – como uma loja pequena no interior paulista, se tornou um dos comércios mais queridos pelo povo brasileiro.

Fala jovem, tudo bem? Você, que mora no sudeste, com certeza já deve ter se deparado com grandes lojas de varejo no centro de sua cidade, principalmente focadas em vendas de móveis e eletrodomésticos. Entre elas, aposto que uma das mais conhecidas passou com certeza pela sua cabeça: as famosas Lojas CEM.  

No início do mês passado, veio a falecer Natale Dalla Vecchia, um dos herdeiros do imenso império familiar, e uma figura importantíssima para a evolução e concretização da varejista. Foi pensando nisso, como uma forma de homenagem a um dos grandes nomes do empreendedorismo, que resolvi trazer a história – e algumas curiosidades – sobre a gigante – e tão amada pelos brasileiros – Lojas Cem! 

Confere aí. 

Onde tudo começou: a história das lojas CEM 

Apesar de Natale ter tido um grande papel no nome Dalla Vecchia e na expansão da empresa, tudo começou em meados da década de 50, por seu pai: o grande Remígio Dalla Vecchia, ou, como popularmente conhecido, ‘Seu Gino’.  

Descendente de italianos – como se pode perceber pelo forte sobrenome -, Gino iniciou no comércio com uma ideia simples, que viria a ser muito bem executada: uma bicicletaria, para concerto e venda de peças. Mas, como essa vendinha tão nichada, se tornou a gigantesca Lojas CEM? 

A princípio, o que alavancou bruscamente os negócios, foram a determinação e a administração cuidadosa de Seu Gino. Isso porque, em Salto – a cidade do interior onde a bicicletaria foi criada – todos o conheciam, e prezavam muito por seu trabalho. Isso, obviamente, lhe deu uma vantagem social gigantesca, tornando o comércio famoso por toda a região. A forma como atendimento funcionava e o cuidado com os ‘convidados’ – como são apelidados os clientes – sempre foi um diferencial forte, mesmo antes da criação final da loja de móveis.  

Vendo a expansão do negócio e a paixão do pai, os filhos de Remígio sugeriram que, talvez, a loja deveria crescer para além das bicicletas, e começar a vender o que o povo mais procurava e precisava. Foi daí que veio o nome ‘CEM’, escolhido em um concurso, a sigla significa ‘Centro dos Eletrodomésticos e Móveis’. Legal, né?  

A partir disso, o negócio pegou ainda mais no tranco, e se mantém firme até hoje: mais de 70 anos depois, a história das Lojas CEM está longe de acabar. 

Diferenciais: o que fazem os clientes escolherem a lojas CEM? 

Vamos concordar: o que mais há no Brasil, são lojas de móveis e eletrodomésticos. Desde Magazine Luiza à Casas Bahia, nomes fortes se destacam. Mas, para o diretor das Lojas CEM, nenhuma delas soa como ameaça: ele se garante no diferencial. 

Em suma, o principal destaque da varejista é algo simples, mas muitas vezes esquecido ou simplesmente mal valorizado por muitos que trabalham com público: a importância e a paixão pelo cliente, por sua história, e por sua necessidade

Desde o início, com o carnêzinho – uma forma de pagamento facilitado no comércio brasileiro – as Lojas CEM já buscavam ajudar cada vez mais seus clientes. Por isso, mesmo com as mudanças e novos jeitos de cobrança, ainda é possível comprar dessa forma.  

Na pandemia, por exemplo, para prezar pelos clientes e ajudar em um momento de fragilidade geral, a empresa dispensou temporariamente os carnês – nenhum tipo de pagamento era aceito pessoalmente, e as parcelas só voltaram 40 dias após a liberação geral da OMS. Além disso, o diretor afirma que manteve todos os funcionários empregados nesse período. Haja carinho! 

Tudo isso só podia resultar em uma coisa: um amor implacável e uma relação de carinho genuína entre cliente e loja, levando os clientes a escolherem as Lojas CEM sempre que têm dúvidas entre qualquer outra.

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Fora da internet: uma loja que preza pela tradição 

Há quem diga que o famoso comércio está falindo. Isso porque, mesmo depois de tantos anos, em 2025, ainda não há como comprar das Lojas CEM online. E tem mais: o diretor, em sua entrevista para a Band, afirma que a equipe não visa a possibilidade de e-commerce.  

Parece loucura, eu sei. Mas os motivos apresentados são válidos!  

Isso porque as Lojas CEM operam de uma maneira específica, e muito bem vista por seus clientes: entrega em até 24 horas, com a montagem inclusa em um período curto de tempo. Agora, imagine só: com uma expansão online, o quão grande e custosa seria uma equipe administrativa para manter esse princípio, que é tão valioso para a imagem da loja. 

É uma escolha arriscada, mas que vem dado certo. As Lojas CEM ainda são frequentemente citadas como referência e aumentam seu lucro a cada dia sem perder a tradição. Isso sim é personalidade!  

Lojas CEM no marketing: ‘ainda bem que tem!’ 

Engano seu de pensar que, mesmo fora do e-commerce, as Lojas CEM estão fora internet. Muito pelo contrário! Seu marketing é constante e sagaz. 

Há algum tempo, os comerciais vem sido feitos em formatos de animação. Com bonequinhos que imitam o papel e transmitem todo o amor e carinho presente nos valores da loja.  

No ano de 2022, um dos comerciais para a TV abordavam a história comercial da loja, mostrando a bicicletaria e o legado com os anos. Muito fofo, não? 

E aí? Gostou do post? 

Me chamo Adriano Klumpp, e por aqui falo de marketing e publicidade. Também sou host do Beatz Podcast, e estou no Instagram e no LinkedIn.  

Falou!  

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