O que é CPA em marketing digital
Entenda mais sobre o custo por aquisição, como calcular e diminuir esse valor para otimizar seu investimento em marketing.
Entenda mais sobre o custo por aquisição, como calcular e diminuir esse valor para otimizar seu investimento em marketing.
No artigo de hoje, vamos abordar mais uma sigla super importante para o mundo do marketing digital: CPA, ou, custo por aquisição.
Mas, antes de mais nada, é importante lembrar que o CPA é apenas mais uma das formas de calcular os resultados do seu investimento em marketing.
Porém, mesmo que o seu investimento não gere conversões diretas em venda, uma campanha produz leads e números para estudo de mercado, entre outros resultados relevantes para o seu negócio.
O que é CPA?
O CPA é uma métrica numérica que serve para verificar o retorno que uma ação trouxe a partir de uma campanha de atração de clientes.
Esse valor é mensurado a partir do investimento total na campanha dividido pelo número de conversões em venda.
Porque é tão importante saber seu CPA?
Ao produzir uma campanha, fazemos um estudo de mercado para entender o comportamento do consumidor e o que esperar das ações que vamos promover.
Isso porque, digamos que você precise atingir uma meta de vendas de 10 produtos e a partir do nosso estudo, descobrimos que a cada 20 pessoas impactadas por um anúncio, 1 é convertida em venda, por exemplo.
Com isso, sabemos que precisamos fazer seu anúncio chegar a pelo menos 200 pessoas, correto?
Esse é um cálculo simplificado, mas na prática é a partir desse raciocínio que calculamos qual precisa ser o investimento médio para atingir suas metas.
Assim, você nem investe de menos e fica sem fechar negócio, nem investe demais e fica sem dar conta da sua demanda.
Como calcular meu CPA?
Seguindo o exemplo anterior, vamos pensar o seguinte: digamos que você tenha um custo por clique de R$ 1,00 e que estamos fazendo uma campanha de tráfego pago para o seu negócio.
Ah, e se você ainda não está por dentro de como funciona o tráfego pago, volte neste artigo e entenda o quadrante do marketing digital.
Mas, voltando ao nosso exemplo, se você precisa de 10 vendas, você deve imaginar que são necessários 10 cliques, portanto, R$10,00 de investimento, correto? Errado!
Funil de vendas
Esse é um dos motivos pelos quais o marketing trabalha com funil de vendas: muitas pessoas serão impactadas por um anúncio, algumas clicarão nele e poucas efetuarão a compra.
Ou seja, é possível que das 200 pessoas impactadas, 30 cliquem no anúncio para que 10 fechem negócio. Nesse exemplo, seu custo por aquisição seria de R$30,00. Deu para entender?
Não esqueça de incluir no cálculo…
Isto é, ignorando outros custos envolvidos no processo da campanha. Afinal, uma estratégia de marketing bem-sucedida inclui acesso a plataformas de CRM, atendimento comercial treinado, o trabalho do gestor desse anúncio, entre tantas variáveis.

Como diminuir meu CPA?
Diminuir seu CPA é um trabalho de estratégia e que precisa ser contínuo. Por isso, o trabalho de estudo de mercado lá no começo da campanha é tão importante. Com aquelas informações, conseguimos traçar novos caminhos para diminuir seu CPA.
A essa altura, seu departamento financeiro já deve estar de cabelo em pé e implorando para enxugar o orçamento da campanha.
Mas, antes que você comprometa as suas vendas com um marketing ineficiente, aqui vão algumas dicas:
1. Acompanhe o desempenho das suas campanhas
Para saber se o seu custo por aquisição está ultrapassando as expectativas, é fundamental ter alguém acompanhando a sua campanha.
Por isso, na Beatz, onde sou sócio da agência, temos uma equipe dedicada somente à criação e monitoramento das campanhas de tráfego pago.
Com isso, aplicamos testes, mudamos de estratégia e fazemos trocas quase que diariamente!
2. Teste diferentes campanhas
Algumas das estratégias que usamos para otimizar nossas campanhas e diminuir o custo por aquisição, são:
- Localização
Algumas regiões possuem um custo por clique mais alto que outras, por isso, uma das nossas estratégias é mudar a localização para as imediações do seu alvo.
Um exemplo disso são regiões onde há grande fluxo de pessoas trabalhando, mas que moram em uma cidade vizinha.
Com isso, é possível rodar sua campanha no município mais barato e ainda impactar o mesmo público da região mais cara.
- Palavra-chave
Em outros casos, mudar palavras-chave, ou impedir que seu anúncio chegue a pessoas que não têm intenção de compra, é o que otimizará sua campanha.
3. Remarketing
Lembra-se que anteriormente comentei que mesmo que nem todos fechem negócio a partir do seu anúncio, sua marca já impactou o público?
Por isso, você já tem um primeiro passo e para conquistar esse lead em uma próxima oportunidade. E é aí que deve entrar uma campanha de remarketing!
Não deixe seu anúncio “virar paisagem”
No marketing usamos a expressão “virar paisagem”, para quando um anúncio já não causa mais impacto, de tantas vezes que foi visto. Por isso, é importante trocar a sua comunicação de tempos em tempos.
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