O que é CPC no marketing digital?
Seja bem-vindo a mais um artigo do meu site, Adriano Klumpp, em que vamos desmistificar mais uma sigla superimportante para o marketing digital
Seja bem-vindo a mais um artigo do meu site, Adriano Klumpp, em que vamos desmistificar mais uma sigla superimportante para o marketing digital
Dessa vez, o termo que vamos estudar não é uma expressão em inglês (aplausos para esse marketeiro em evolução).
Mas, sem mais delongas, vamos à explicação: CPC é a contração para custo por clique.
A cada dia os cliques estão se tornando mais valiosos e todos estão competindo pela atenção de quem está navegando. E assim, leva a vitória na disputa quem tem o conteúdo mais relevante. Ou quase isso…
O que é CPC, afinal?
Já falei em artigos anteriores sobre o quadrante do marketing digital que engloba: social pago, social orgânico, buscável pago e buscável orgânico.
Assim, o CPC é uma variável que pertence ao lado “pago” da internet, afinal, estamos falando de custos.
Nesse sentido, quando fazemos um anúncio, estamos pagando para que o Google e as redes sociais ofereçam nosso material na tela de quem estiver pré-disposto a comprar.
Lei de oferta e demanda
Dessa forma, as plataformas cobram essa entrega de acordo com o quão concorrido é o seu anúncio. Assim, essa cobrança é baseada na lei da oferta e da procura da seguinte forma: no Google, fazemos a “compra de palavra-chave”, assim, sempre que alguém pesquisar nossa palavra-chave, o anúncio aparecerá na tela. O CPC é o valor que pagamos para cada vez que alguém clica no nosso anúncio.
Exemplo prático de CPC
Suponha que eu tenho uma verba de R$ 300,00 para investir no mês, para divulgar meu trabalho como especialista em marketing para a indústria. Assim, em um mês com 30 dias, o Google tem R$ 10,00 disponíveis para mostrar meu anúncio.
Então, agora suponha que o valor para a palavra-chave “especialista em marketing” custe R$ 1,00. Assim que 10 pessoas clicarem no meu anúncio em um dia, o Google deixa de mostrar meu anúncio nas suas páginas para que eu não ultrapasse o orçamento estipulado.
Como funciona o leilão de palavras?
Se você está estudando um pouco sobre marketing digital, “leilão de palavras” deve ser um termo familiar, mas talvez você ainda não tenha entendido como esse processo funciona.
Mas, longe de ser um leilão com “dou-lhe uma, dou-lhe duas…” no leilão de palavras do Google, todos levam o grande prêmio, mas ganha mais relevância e aparece mais vezes o vencedor do leilão.
Só que tem um porém: não basta pagar mais caro pela palavra-chave. O Google dá preferência para os anúncios com mais qualidade.
Dessa forma, o leilão de palavras acontece em microssegundos no momento em que estamos programando seu anúncio. Assim, quando estamos anunciando, o Google automaticamente analisa os seguintes critérios para saber o quão relevante é seu anúncio:
- Correspondência entre o conteúdo do anúncio e do link para onde o usuário será direcionado (nada de clickbait, ok?)
- Qualidade da arte
- Ortografia e coerência corretas
- Qualidade geral do site ou landing page de direcionamento
Assim, quanto mais qualificado é o seu anúncio, maiores as chances de você pagar menos pelo clique e ainda assim aparecer nas primeiras posições de busca.
Por isso, lá na agência de marketing digital onde sou sócio, a Beatz, os anúncios passam por vários especialistas até chegarem à programação: redatores, designers, revisores, gestores de tráfego e por aí vai.

Conteúdo relevante não basta!
No universo do marketing digital, ter conteúdo relevante e de qualidade é um pré-requisito mínimo para atrair cliques e conversões em vendas para o seu negócio.
Mas, tenha em mente que o conteúdo sozinho não tem força para atrair clientes. Por outro lado, sem conteúdo relevante, não há anúncio que sustente sua campanha para alcançar o público.
Ou seja, para conquistar a atenção do seu cliente, você precisa de um conteúdo de qualidade associado a um anúncio publicado de forma estratégica.
Como diminuir seu CPC
Agora você deve estar se perguntando como o valor do CPC é determinado pelas plataformas. Como já explicado anteriormente, o custo por clique é determinado pela lei da oferta e da demanda.
Nesse sentido, quanto mais pessoas anunciando uma palavra ou produto semelhante, mais o CPC cresce. Por isso, é fundamental monitorar suas campanhas!
Isso porque, quando acompanhamos o desempenho de um anúncio, conseguimos verificar quando o preço do clique está muito alto em relação às conversões em vendas que ele está trazendo.
Essa armadilha que pode aumentar seu CPC
Por fim, outra estratégia para manter suas campanhas eficientes é segmentar seus leads, ou seja, tornar seu anúncio atrativo para pessoas que têm mais probabilidade de fechar negócio.
Para isso, as plataformas têm seus próprios recursos que nos permitem restringir os anúncios para que eles cheguem em um público restrito por idade, gênero, interesses, região e por aí vai.
Com isso, você gasta menos com pessoas que não estão necessariamente interessadas no que seu negócio está ofertando.
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