cinema

5 obras cinematográficas para entender o universo do marketing 

Quer entender o universo do marketing de forma divertida? Separei cinco filmes e séries que exploram publicidade, negócios e estratégias de mercado. De Mad Men a Fome de Poder, essas produções mostram os bastidores da propaganda e do empreendedorismo. Pegue a pipoca e venha conferir minhas indicações!

Hoje eu decidi mudar um pouquinho o conteúdo dos artigos que você encontra por aqui e vim compartilhar alguns filmes e séries que eu gosto muito.

Mas é claro que não poderia faltar uma pitada de marketing no meu site, ou meu nome não é Adriano Klumpp, né?  

Por isso, se você quer conhecer mais sobre como funciona os bastidores da produção de propagandas e negócios, este artigo foi feito para você! 

Então, já pode pegar a pipoca para acompanhar estas produções que são verdadeiras aulas de marketing, empreendedorismo e negócios. 

1. Mad Men: Inventando Verdades 

A série é estrelada por Jon Hamm, ator consolidado pelas suas participações célebres como em Baby Drive, Black Mirror, Te Peguei e muitas outras produções de sucesso. Aliás, a sua atuação no seriado rendeu o Emmy de melhor ator de drama em 2015. 

Nessa obra, Jon representa Don Draper, um publicitário de sucesso com sérios problemas familiares e que trabalha em uma agência extremamente badalada de Nova York, a Sterling Cooper. 

Assim, Mad Men é ambientada nos anos 60 em uma empresa onde um clima extremamente competitivo entre os colegas de profissão é a norma. E de certo modo é o que constrói o imaginário do glamour ao redor da profissão de publicitário. 

Além de mostrar as dinâmicas corporativas da década, a série revela os desdobramentos políticos e a realidade embebida em preconceitos enfrentada pela sociedade no período. 

2.  Obrigado por fumar 

Obrigado por fumar ou “Thank You For Smoking” é um filme bem-humorado que usa e abusa da ironia para contar a história do lobista Nick Naylor, interpretado por Aaron Eckhar. 

Nesse cenário, Nick é representante da indústria tabagista e seu trabalho gira em torno de pressionar figuras de relevância tanto políticas quanto midiáticas a favor do cigarro. 

Assim, o protagonista passa por cima de qualquer dilema ético para melhorar a imagem do produto e do tabagismo. Para isso, Nick recorre desde manipulação de informações até a contatos em Hollywood para promover a boa imagem do cigarro por meio dos filmes. 

Com tamanha repercussão do seu trabalho, o personagem passa a ser alvo de investigações da imprensa e até de seu próprio filho pelo trabalho controverso que exerce. 

3. Guerra das colas 

Também conhecido como Cola Wars, trata-se de um documentário relativamente recente, gravado pela History Channel e lançado em 2019 nos Estados Unidos. 

Assim, o documentário retrata a disputa clássica entre a Coca-Cola e a rival mais nova Pesi-Cola pela maior porção do market share e monopólio dos seus refrigerantes. 

Nessa produção, você verá como a disputa entre as fabricantes de bebida atravessa gerações e até mesmo períodos de guerra mundial. 

Aliás, o forte trabalho de propaganda é o que ajudou a manter a marca aquecida no mercado mesmo em tempos de crise. 

 Por isso, se você quer entender como funciona o marketing por trás das jogadas de publicidade para derrubar o concorrente, você precisa assistir esse documentário. 

4. Fome de poder 

Prepare o estômago para assistir a esse filme e não estou falando por causa dos lanches de dar fome. 

Mas sim, pela politicagem e estratégias envolvidas na trama que retrata a jornada responsável por transformar uma lanchonete americana no McDonald’ que conhecemos. 

Nessa história, Ray Kroc passa pouco a pouco a tomar posses cada vez maiores sobre a rede de fast-food criada pelos irmãos McDonald’s escalando o negócio em velocidade estrelar. 

Por isso, em Fome de Poder, você verá que um negócio milionário vai muito além de um bom produto. 

Na verdade, Ray nos mostra a importância da propaganda e de como as estratégias de mercado são importantes para a saúde da emrpesa. 

5. Do que as mulheres gostam 

Essa comédia romântica dos anos 2000 conta com ninguém mais, ninguém menos do que Mel Gibson estrelando como o protagonista da narativa. 

Assim, Gibson faz o papel de Nick Marshall, um publicitário bem-sucedido, mas extremamente machista. 

Graças a sua insensibilidade com o universo feminino, Marshall perde uma oportunidade de trabalho durante uma campanha. 

Então, em uma reviravolta, o personagem ganha a habilidade de ler os pensamentos das mulheres. Mas se você pensa que o mocinho vai usar as novas habilidades para o bem, está muito enganado. 

Na verdade, o publicitário, que assume muito bem o papel de antiherói passa a usar seu dom para se dar bem no trabalho e até na vida pessoal. 

mascaras-do-teatro

Acompanhe mas novidades por aqui 

E chegamos ao fim das indicações de hoje, tenho certeza de que elas te darão uma breve visão de como funciona o mundo marketing. 

Pois apesar de boa parte dessas obras receberem o tempero da ficção, as semelhanças com a vida corporativa da publicidade são notáveis. 

Por isso, não perca a oportunidade de conferir essas produções para entender como funcionam as estratégias que nós usamos no dia a dia da publicidade. 

E se que quiser mais dicas sobre marketing e negócios confira meus conteúdos por aqui no site e nas minhas redes sociais. Estou no Instagram, LinkedIn e sou host do Beatz Podcast

Deixe um comentário